A ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL CASAMUNDO é fruto das aspirações de um grupo de pessoas, que comungam algumas reflexões e preocupações à respeito de dois temas bem atuais: a questão ambiental e a nefasta exclusão social.
Como frisa Leonardo Boff: “ Não só os excluídos e pobres é que gritam... gritam as águas, gritam os animais, gritam as florestas, gritam os solos, enfim, grita a Terra como superorganismo vivo chamado GAIA. Gritam porque são sistematicamente agredidos!”
Antes de iniciar oficialmente a nossa associação, passamos por um “estágio”, juntamente com a comunidade do bairro Milho Branco, em Juiz de Fora - MG, durante seis meses. E a cada semana que passávamos lá, aumentava a certeza de que é somente com a participação crescente das comunidades, reivindicando e cobrando das autoridades municipais, bem como trabalhando em mutirão, seus direitos seriam conquistados e sairiam da condição de excluídos, para condição de cidadãos dignos.
A ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL CASAMUNDO nasce dentro deste contexto de injustiça social e ecológica. Priorizaremos, como missão, a busca de trabalho digno para as pessoas mais desassistidas, que vivem da catação e do lixo. E será através da reciclagem, que daremos algumas contribuições para estas comunidades e para a melhoria das condições ambientais em nossa cidade.
Nossos objetivos principais são:
a) Realizar atividades que busquem a melhoria da qualidade das comunidades carentes, com intuito de obter o máximo de benefícios para as atuais e futuras gerações, através de políticas e estratégias de saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano, de recursos hídricos, desenvolvimento de programas de educação ambiental, atividades culturais e de pesquisa promovendo seminários, cursos e palestras, de forma a conscientizar a população, principalmente das comunidades carentes.
b) Promover, apoiar e estimular projetos que visem a sustentabilidade econômica das comunidades carentes assistidas.
c) Promover a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao uso de ocupação da área urbana, meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos;
d) Estimular o direito à cidadania, promover ações que visem à preservação cultural, bem como a recuperação de áreas degradadas no meio ambiente urbano e rural, protegendo a integridade física, social e cultural de agrupamento urbanos com recursos próprios ou advindos de convênios ou outras formas jurídicas possíveis;
e) Promover e apoiar projetos de ações construtivas com as mulheres e as crianças, buscando o desenvolvimento sustentável e eqüitativo, resgatando a solidariedade, a não-competição e a união com a natureza.
f) Promover, apoiar e estimular projetos que visem, os mecanismos de controle de degradação ambiental, em especial aquelas advindas dos resíduos sólidos urbanos.
g) Promover, apoiar e estimular atividades de agricultura sustentável e manejo sustentável dos recursos naturais.
h) Denunciar práticas que possam causar danos à preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente, bem como o controle de todas as formas de poluição e degradação, atuando em parceria com o Ministério Público, na defesa dos interesses coletivos.
i) Estimular parcerias, buscando o diálogo local entre comunidades e contribuir para unir, de forma solidária, todos os segmentos sociais, participando junto a outras entidades que visem interesses comuns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário